está a ler...
Ambiente, Catástrofes, Ciências Forenses, Cibersegurança, Defesa, droga, Espaço, Forças Armadas, forças de segurança, geopolítica, informações, Inteligência Artificial, Investigação Criminal, Justiça, Proteção Civil, Relações Internacionais, Saúde, Segurança

Press Center 08-06-2026

08-06-2026

A sucessão de operações policiais relacionadas com tráfico de droga, do chamado “avião da cocaína” às ligações entre empresários, consultoras e redes próximas do PCC brasileiro, confirma a crescente sofisticação e infiltração transnacional do crime organizado. Ao mesmo tempo, burlas por MbWay, documentos falsificados e falsos agentes policiais mostram como o crime comum acompanha a digitalização da sociedade, explorando vulnerabilidades tecnológicas e sociais.

Também a segurança pública surge sob tensão. A PSP alertou para novas drogas disfarçadas de gomas com THC, enquanto a Anacom denunciou o aumento de chamadas fraudulentas em nome do regulador. Ao mesmo tempo, casos de violência extrema, homicídios, perseguições com armas de fogo, esfaqueamentos e agressões, continuam a dominar o espaço mediático, expondo dificuldades persistentes na prevenção da criminalidade e na proteção das vítimas.

Por outro lado, vários episódios revelam um país confrontado com fragilidades estruturais profundas. O aumento de bebés com sífilis congénita foi descrito como um “sinal alarmante” para a saúde pública. Em Viseu, a demolição de barracas reacendeu o debate sobre habitação precária e exclusão social. Já em Matosinhos, denúncias sobre um surto mortal de covid num lar evidenciam falhas graves nos mecanismos de resposta e fiscalização.

Por sua vez, o contexto internacional permanece altamente volátil. O conflito na Ucrânia intensifica-se, com Bruxelas a anunciar novo apoio financeiro a Kiev e a ONU a alertar para os riscos de escalada. No Médio Oriente, a troca de ataques entre Israel e Irão voltou a agitar os mercados energéticos, fazendo disparar o preço do petróleo. A NATO reforça igualmente o estado de alerta no flanco leste, após incidentes envolvendo drones russos no espaço aéreo báltico.

Noutras geografias, persistem sinais preocupantes de instabilidade global: um sismo devastador nas Filipinas provocou dezenas de mortos; a República Democrática do Congo continua a enfrentar surtos de Ébola; e os EUA endurecem políticas migratórias e de segurança nacional.

No meio deste quadro de tensão, há igualmente sinais de transformação tecnológica e regulatória. Portugal prepara-se para autorizar testes de condução autónoma já no próximo mês, enquanto o debate sobre inteligência artificial, vigilância e segurança digital ganha centralidade crescente.

_______________________________

____________________________

J.M.Ferreira

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

WOOK