17-10-2026
Em Portugal, a criminalidade continua a apresentar manifestações que exigem atenção. Os confrontos entre grupos rivais em São João da Talha, que terminaram num esfaqueamento, e uma agressão cuja interrupção exigiu intervenção policial com recurso a arma de fogo demonstram como determinados episódios de violência podem rapidamente assumir contornos graves.

Paralelamente, as notícias relacionadas com o tráfico de droga, incluindo a produção clandestina na Arrábida e a comercialização de substâncias destinadas a consumidores de elevado poder económico, recordam que o narcotráfico não se limita às grandes organizações internacionais. Alimenta também circuitos locais de produção, distribuição e consumo, frequentemente integrados em estruturas criminosas mais amplas.
Particularmente preocupante é o caso de um indivíduo suspeito de ter contactado 12 menores através das redes sociais, pressionando-as a enviar imagens íntimas. A criminalidade sexual no ambiente digital constitui uma ameaça persistente, perante a qual a prevenção, a literacia digital e a investigação criminal especializada são indispensáveis. A vulnerabilidade das vítimas exige respostas que ultrapassem a intervenção policial e envolvam famílias, escolas e instituições de proteção de crianças e jovens.
Mas a segurança também se mede pela capacidade de resposta do próprio Estado. A notícia de que 15 cidadãos estrangeiros terão sido colocados em celas da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP), devido à lotação dos Centros de Instalação Temporária, levanta questões sérias sobre planeamento, condições de acolhimento e respeito pelos direitos fundamentais.
A utilização de instalações policiais para suprir insuficiências estruturais não pode transformar-se numa solução permanente. Uma política migratória credível exige controlo, legalidade e capacidade operacional, mas também condições materiais compatíveis com a dignidade humana. A firmeza do Estado não se demonstra apenas pela aplicação da lei, mas igualmente pela forma como a cumpre.
Entretanto, em França, a contestação social atingiu proporções alarmantes. As manifestações contra o aumento do custo de vida e a degradação dos serviços públicos degeneraram, em diversas cidades, em confrontos violentos, incêndios e destruição de património. O balanço anunciado pelo primeiro-ministro francês apontava para 1200 detenções e 150 polícias e gendarmes feridos.
A violência não pode ser legitimada pelo descontentamento social. Contudo, também seria um erro reduzir a dimensão da crise francesa a uma questão de ordem pública. Quando milhares de cidadãos sentem que as instituições deixaram de responder às suas necessidades, o problema ultrapassa a esfera policial e entra no domínio da confiança democrática. Reprimir a violência é necessário; compreender e enfrentar as suas causas sociais é igualmente indispensável.
No plano internacional, a guerra na Ucrânia continua a expor fragilidades na arquitetura de segurança ocidental. O adiamento de novas sanções norte-americanas contra a Rússia, acompanhado pela determinação europeia em manter a pressão económica sobre Moscovo, evidencia divergências estratégicas entre aliados. Para Kiev, estas oscilações representam um fator adicional de incerteza.
Ainda mais significativa é a controvérsia em torno das limitações impostas aos sistemas de comunicações por satélite Starlink, utilizados pelas forças ucranianas. As acusações de Volodymyr Zelensky, ainda carecidas de esclarecimento independente quanto às intenções que lhes estarão subjacentes, revelam uma questão fundamental: num conflito dominado por drones, sistemas autónomos, guerra eletrónica e informação em tempo real, a dependência tecnológica pode tornar-se uma vulnerabilidade estratégica tão importante como a escassez de armamento.
A guerra contemporânea já não se decide apenas pela superioridade militar convencional. Decide-se também pelo controlo das comunicações, pela capacidade de adaptação tecnológica e pela autonomia dos sistemas que sustentam as operações militares.
No Médio Oriente, o agravamento das tensões no estreito de Ormuz acrescenta uma dimensão económica e energética à instabilidade internacional. A interrupção ou perturbação prolongada de uma das principais rotas marítimas de transporte de energia pode produzir consequências muito para além da região, afetando mercados, cadeias de abastecimento e o custo de vida das populações europeias.
A agressão a diplomatas europeus por colonos israelitas na Cisjordânia constitui, por sua vez, mais um sinal da deterioração das condições de segurança e do crescente desafio ao respeito pelo direito internacional.
Também a proteção civil e a saúde pública surgem nesta realidade de riscos acumulados. As mortes provocadas por incêndios no Bangladesh, o pânico coletivo que causou vítimas na Índia e o fumo tóxico dos fogos na Indonésia demonstram que a prevenção, a fiscalização e a preparação para emergências continuam a ser determinantes. Em Portugal, o aumento de quase 20% dos contactos por problemas respiratórios com o SNS 24 recorda que a resiliência dos serviços de saúde faz igualmente parte da segurança nacional.
Entre tantas notícias preocupantes, merece destaque uma dimensão profundamente humana: o acolhimento, em Ourém, de soldados ucranianos feridos na guerra. Num cenário dominado pela destruição e pela confrontação geopolítica, a recuperação destes militares recorda-nos que os conflitos deixam marcas físicas e psicológicas muito depois de terminarem os combates.
_____________________________
- “Cozinheira” de droga da Arrábida recebia 475 euros do Estado para cuidar da mãe. In JN
- Agressão travada a tiro pela polícia. In CM
- Capacidade dos Centros de Instalação Temporária esgotada: 15 imigrantes realojados em celas da GNR e PSP. In SIC
- Confronto entre grupos rivais termina em esfaqueamento em bairro em São João da Talha. In CM
- Confrontos sem fim à vista: mais de 270 pessoas já foram detidas em Paris durante manifestação. In Expresso
- Conheceu 12 menores nas redes sociais e pressionou-as a mandar-lhe fotos íntimas. In JN
- Dez mortos em incêndio numa estância turística de praia no Bangladesh. In DN
- Dezenas de detidos em França em novo dia de protestos contra o custo de vida. In DN
- Diplomatas europeus atacados por colonos israelitas na Cisjordânia. In DN
- Droga para ricos vendida à beira da estrada. In CM
- Empresário morre em despiste de mota no concelho de Faro. In CM
- EUA traíram a Ucrânia? “Trump nunca mereceu confiança”. In Observador
- França a ferro e fogo com protestos e confrontos. In JN
- França. Detidas 1.200 pessoas em dia de protestos violentos . In Observador
- Fuga de multidão em pânico na Índia causa 19 mortos. In JN
- Homem de 71 anos morre após cair de telhado que arranjava em Mogadouro. In CM
- Irão repete que estreito de Ormuz está “fechado”, número de ataques aumenta. In Público
- Lecornu anuncia 1200 detenções e 150 polícias e gendarmes feridos em jornada de protestos. In JN
- Macron garante que França vai unir-se “contra quem semeia o caos”. In Expresso
- Nuno Melo: “Obviamente que Tancos não vai perder o uso militar”. In SIC
- Problemas respiratórios no SNS 24 sobem quase 20% e ganham peso nas urgências. In Expresso
- Protestos deixam França em chamas: fogo destrói edifício histórico da Câmara de Limoges. In DN
- Protestos em França fazem 270 detidos e polícia usa gás lacrimogéneo. In Público
- Relação aumenta para 14 anos pena de homem que matou e enterrou amigo em Lourosa. In JN
- Soldados feridos na Ucrânia encontram cura e paz em antigo seminário de Ourém. In JN
- Sudeste Asiático em alerta máximo devido a fumo tóxico causado por fogos na Indonésia. In JN
- Trump adia novas sanções contra Rússia aprovadas pelo Congresso. “Momento histórico”, diz o Kremlin. In DN
- UE promete manter pressão económica sobre Moscovo após suspensão de sanções pelos EUA. In DN
- Zelensky acusa Starlink de “operação planeada” para prejudicar defesas da Ucrânia contra a Rússia. In Público
________________________________
J.M.Ferreira

Discussão
Ainda sem comentários.