23-10-2026
Em Portugal, o narcotráfico volta a ocupar uma posição central. As operações da Guarda Nacional Republicana (GNR), que permitiram apreender cerca de dez mil litros de combustível, nove viaturas e duas armas de guerra do tipo Kalashnikov, demonstram a dimensão logística e a perigosidade das redes que operam no território nacional. A localização de quatro lanchas rápidas num armazém no Seixal e a apreensão de cinco toneladas de haxixe no Guadiana, numa operação conjunta da GNR e da Guardia Civil espanhola, reforçam a evidência de que estamos perante estruturas criminosas organizadas, dotadas de recursos e capacidade de adaptação.

Já não se trata apenas de transportar droga entre dois pontos. Estas organizações mobilizam embarcações de elevada velocidade, depósitos clandestinos, redes de abastecimento, armamento e estruturas de apoio terrestre. O litoral português e os corredores fluviais assumem particular relevância numa atividade criminosa que explora a geografia, a mobilidade e as vulnerabilidades da fiscalização.
O problema exige, por isso, mais do que apreensões sucessivas. Impõe investigação financeira, cooperação internacional, vigilância marítima e capacidade de antecipação. Enquanto o Estado contabiliza toneladas de droga apreendida, as organizações criminosas procuram aperfeiçoar os mecanismos que lhes permitem substituir rapidamente os meios e os carregamentos perdidos. É nesta capacidade de regeneração que reside uma das maiores dificuldades do combate ao narcotráfico.
A criminalidade organizada manifesta-se também noutras dimensões. A identificação, pela Polícia Judiciária (PJ), de nove vítimas de tráfico de seres humanos para exploração laboral, no âmbito de uma operação europeia, recorda que a violência criminosa nem sempre envolve armas ou confrontos. Muitas vezes esconde-se na precariedade, na dependência económica e na vulnerabilidade de pessoas que procuram melhores condições de vida.
É precisamente aqui que a segurança encontra a sua dimensão mais humana: proteger aqueles que, pela fragilidade das circunstâncias, dificilmente conseguem defender-se.
No quotidiano, sucedem-se igualmente ocorrências que não podem ser desvalorizadas. Os assaltos com recurso a armas ou ameaças, os episódios de violência doméstica, os maus-tratos a uma criança de três anos em Vendas Novas e os ferimentos provocados por uma arma de ar comprimido em Matosinhos ilustram diferentes expressões da violência.
Não seria rigoroso concluir, a partir destas notícias, que toda a criminalidade está a aumentar. Mas seria igualmente imprudente ignorar os efeitos que episódios desta natureza produzem na confiança dos cidadãos. A segurança não depende exclusivamente das estatísticas criminais; depende também da capacidade de prevenir a violência, proteger as vítimas e assegurar respostas judiciais em tempo útil.
Outra questão particularmente sensível prende-se com a atuação das forças de segurança em manifestações públicas. A abertura de um inquérito pelo Ministério Público à intervenção policial no Porto, num contexto de protestos relacionados com a habitação, recoloca em discussão o equilíbrio entre a manutenção da ordem pública e o exercício dos direitos fundamentais.
O direito de manifestação constitui um dos pilares do Estado de direito democrático. Mas também exige condições de segurança para manifestantes, agentes policiais e restantes cidadãos. A intervenção policial deve obedecer aos princípios da legalidade, necessidade, adequação e proporcionalidade.
Investigar eventuais excessos não significa desautorizar a polícia. Significa, pelo contrário, assegurar que o exercício legítimo da autoridade permanece sujeito ao controlo democrático. Da mesma forma, defender o direito de manifestação não equivale a legitimar comportamentos violentos. A maturidade das instituições mede-se pela capacidade de conciliar estas exigências sem ceder a simplificações ou instrumentalizações políticas.
A divulgação de um alerta jihadista relativo à possibilidade de ataques contra polícias e manifestantes, acompanhado pelo Sistema de Segurança Interna, acrescenta uma dimensão particularmente delicada. A ameaça terrorista, mesmo quando não se traduz num perigo concreto e iminente, exige atenção permanente, partilha de informações e preparação operacional, evitando simultaneamente alarmismos injustificados.
No plano internacional, a guerra na Ucrânia continua a demonstrar a transformação profunda dos conflitos contemporâneos. Os relatos sobre dificuldades de acesso aos serviços da Starlink, os ataques a infraestruturas energéticas e os avanços reivindicados pela Rússia revelam uma guerra em que a superioridade militar depende tanto da capacidade de combate como do domínio tecnológico, das comunicações e da resiliência logística.
A devolução recíproca de 270 prisioneiros de guerra por cada uma das partes representa um momento humanitário relevante, mas não altera a brutalidade de um conflito que continua a devastar comunidades. A situação de Oleshky, cidade ucraniana marcada pelas minas e pela escassez alimentar, recorda que, por detrás dos mapas militares e dos discursos diplomáticos, permanecem populações sujeitas a condições extremas.
Ao mesmo tempo, as dúvidas sobre a previsibilidade das decisões norte-americanas e a continuidade do apoio à Ucrânia reforçam a necessidade de a Europa assumir maiores responsabilidades pela sua defesa. A autonomia estratégica europeia deixou de ser uma discussão essencialmente política para se tornar uma exigência de segurança coletiva.
A instabilidade internacional estende-se ao Médio Oriente, perante novas ameaças de escalada envolvendo o Irão e episódios de violência como o tiroteio numa igreja na Jordânia. Em Moçambique, as denúncias de repressão e violência política, associadas à exposição de milhões de pessoas a riscos de proteção, demonstram como a fragilidade institucional compromete direitos, segurança e desenvolvimento.
Mas as ameaças à vida humana não resultam exclusivamente da criminalidade ou da guerra.
Os dados divulgados sobre a mortalidade associada ao calor nas cidades europeias, apontando para cerca de 50 mil mortes num verão particularmente severo, colocam as alterações climáticas no centro das políticas de segurança e proteção civil. Em Portugal, o balanço dos incêndios florestais, com 255 detenções e três bombeiros mortos, evidencia o custo humano de um problema persistente, mesmo num ano em que a área ardida terá diminuído significativamente.
A redução da área destruída não elimina a gravidade da ameaça, sobretudo quando o número de ignições aumenta. A prevenção, o ordenamento do território, a fiscalização e a responsabilização criminal continuam a exigir uma intervenção consistente, muito para além da resposta de emergência.
Também a cibersegurança merece uma atenção crescente. A dependência tecnológica das empresas, das instituições públicas e das infraestruturas críticas transforma as vulnerabilidades digitais em riscos económicos e sociais. A segurança já não se limita à proteção física de pessoas e bens; inclui a continuidade dos serviços essenciais e a proteção da informação.
_______________________________
- 2,6 milhões de moçambicanos expostos a riscos de proteção. In Observador
- 50 mil mortes por calor no verão mais mortífero da Europa. In Observador
- 71 candidatos de 17 carreiras do Estado concorrem à PJ. In CM
- A cibersegurança e o risco digital nas empresas. In Observador
- Açores. Detidos por incêndio florestal em trilho pedestre. In Observador
- Administrador de insolvências punha lucro das burlas em nome da namorada. In CM
- Advogado julgado por falsificar cartas de condução. In Observador
- Advogado Paulo Topa e sogros vivem junto ao mar à custa das falências. In CM
- Advogado que ajudou clientes a escaparem a multas de trânsito tem nove processos disciplinares. In JN
- Ainda as falhas no Starlink e mais apoio escandinavo. In Observador
- Ameaçava vítimas com faca para as obrigar a levantar dinheiro em Lisboa. In JN
- Apanhados com 280 kg de pinhas roubadas em Sines. In CM
- Casal detido por maus-tratos a criança de três anos em Vendas Novas. Suspeitas apontam para violência física e psicológica. In Sol
- Casal suspeito de furtos detido em Guimarães após fuga à GNR. In JN
- Censura e morte no Moçambique de Daniel Chapo: violência política continua. In Público
- China acusa Reino Unido de ingerência devido a Hong Kong. In Observador
- Coreia do Sul propõe à Coreia do Norte negociações militares. In DN
- Detido por “violência física e psicológica” contra esposa. In Observador
- Detidos pais suspeitos de maus-tratos a filho de 3 anos. In Observador
- Dois amigos ganham 104 mil euros no casino e são assaltados. In Observador
- El Salvador pede prisão perpétua para 564 líderes criminosos. In Observador
- Encapuzado com arma rouba 30 mil euros em carrinha de valores. In CM
- Equador. Ex-candidata presidencial detida por branqueamento. In Observador
- Fogos em 2026: 255 detidos e três bombeiros mortos. In Observador
- França prepara-se para novo sábado de tensão com 70 mil polícias nas ruas. In Público
- GNR e Guarda Civil apreendem cinco toneladas de haxixe no Guadiana. In JN
- GNR interceta logística de lanchas rápidas de droga. In Observador
- Homem detido em Guimarães após roubar carteira e ter ido comprar droga. In JN
- Homem detido em Serpa vai cumprir a pena no Brasil. In Observador
- Homem em prisão preventiva por furtos e tráfico de droga no Seixal. In JN
- Jovem de 19 anos suspeito de ferir cinco pessoas com arma. In Observador
- Loja de roupa assaltada em Felgueiras. In CM
- Lua de mel termina em tragédia: mulher brasileira morre em Portugal após reação alérgica grave. In Sol
- Marroquino não se lembra de agressões mortais de PSP em Olhão. In CM
- Ministério Público abre inquérito a intervenção policial contra manifestantes no Porto. In SIC
- Ministro garante que vírus Shamonda não é motivo de alarme. In Observador
- Narcotráfico: GNR apreende dez mil litros de combustível, nove viaturas e duas Kalashnikov numa noite. In Público
- Oleshky, a cidade ucraniana minada e tomada pela fome. In Observador
- Os Estados Unidos são cada vez menos um aliado de fiar. In Observador
- PGR põe ordem no transporte de cadáveres. In CM
- PJ identifica nove vítimas de tráfico humano. In Observador
- Prisão preventiva para suspeito de 29 crimes em São Miguel. In Observador
- PSP ainda aguarda ordem para investigar morte após sexo em carro em andamento. In CM
- PSP apanha “sniper” que feriu cinco pessoas a tiro em Matosinhos. In JN
- PSP estará pronta para atuar e exercer a sua função dentro do enquadramento legal” nas manifestações deste sábado. In SIC
- Quatro lanchas rápidas usadas no tráfico de droga encontradas em armazém no Seixal. In JN
- Rede familiar de tráfico do Bairro da Pasteleira vendia droga a ricos. In CM
- Rússia congratula-se com avanços na linha da frente. In Observador
- Rússia e Ucrânia devolvem 270 prisioneiros de guerra cada e centenas de corpos. In Público
- Sete mortos e 34 feridos em tiroteio numa igreja na Jordânia. In Público
- SSI monitoriza alerta jihadista a visar protestos. In Observador
- Supremo mantém suspeito ilegal em calabouços da GNR há três semanas. In CM
- Taiwan pára à espera do tufão Champi, quase mil voos cancelados. In Público
- Trump faz olhinhos a Putin. Quem paga a conta? In Observador
- Trump garante que Ucrânia voltou a ter acesso à Starlink, Kiev diz que ainda há restrições. In Público
- Trump sugere mais uma vez uma nova ofensiva contra o Irão. In Observador
_____________________________
J.M.Ferreira

Discussão
Ainda sem comentários.