22-10-2026
Em Portugal, a controvérsia em torno das acampadas pelo direito à habitação voltou a colocar no centro do debate os limites da intervenção policial e o exercício dos direitos fundamentais. A decisão do Tribunal Administrativo de Lisboa de admitir uma intimação para proteção de direitos, liberdades e garantias, concedendo ao Estado e à autarquia 48 horas para se pronunciarem, demonstra que a discussão ultrapassa largamente a simples ocupação do espaço público. Importa, contudo, esclarecer que a admissão da intimação não equivale a uma decisão judicial sobre a legalidade das intervenções policiais.

A liberdade de manifestação é um direito constitucional, mas não constitui uma autorização ilimitada para ocupar o espaço público. Da mesma forma, a necessidade de garantir a ordem e a tranquilidade públicas não confere às autoridades poderes discricionários para restringir direitos fundamentais.
É precisamente neste equilíbrio que reside a maturidade de um Estado de direito democrático. A atuação policial deve respeitar os princípios da legalidade, necessidade, adequação e proporcionalidade, independentemente da legitimidade das reivindicações ou da natureza política dos protestos.
As posições divergentes de juristas sobre a legalidade das acampadas e da intervenção da PSP confirmam a complexidade do problema. Não compete à polícia resolver a crise da habitação, nem aos manifestantes substituir-se às autoridades na definição das regras de utilização do espaço público. Compete ao poder político criar condições para que o exercício dos direitos não se transforme numa sucessão de confrontos.
A autoridade do Estado não se mede exclusivamente pela capacidade de impor decisões. Mede-se, sobretudo, pela legitimidade com que as executa.
Paralelamente, a criminalidade violenta continua a produzir episódios que exigem reflexão. Os casos de pessoas baleadas na Amadora, de agressões com armas brancas, de ameaças com armas de fogo em contexto de violência doméstica e de apreensões de armas proibidas demonstram a persistência de comportamentos que afetam profundamente o sentimento de segurança.
Particularmente inquietantes são os episódios de violência doméstica e os crimes sexuais contra crianças. A apreensão de milhares de ficheiros de exploração sexual infantil recorda que uma parte significativa da criminalidade contemporânea se desenvolve longe da observação pública, através de redes digitais e de mecanismos de ocultação cada vez mais sofisticados.
A resposta não pode limitar-se à detenção dos suspeitos. Exige investigação criminal especializada, cooperação internacional, proteção efetiva das vítimas e uma justiça capaz de decidir em tempo útil.
Neste contexto, importa reconhecer o trabalho desenvolvido pela Guarda Nacional Republicana, pela Polícia de Segurança Pública e pela Polícia Judiciária, sem ignorar as dificuldades que enfrentam. A exigência operacional aumenta, enquanto persistem problemas relacionados com recursos humanos, formação, equipamentos e condições de trabalho.
A notícia de uma infestação de percevejos nos alojamentos da Escola Prática da PSP, em Torres Novas, embora aparentemente secundária perante a gravidade de outros acontecimentos, merece atenção. A qualidade das condições disponibilizadas aos profissionais da segurança não é uma questão acessória. É também um indicador da forma como o Estado valoriza aqueles a quem exige responsabilidade, disciplina e disponibilidade permanente.
No Algarve, a operação da GNR que permitiu localizar oito homens e apreender uma embarcação e combustíveis em Olhão merece igualmente atenção. Numa região particularmente exposta à utilização de rotas marítimas por redes criminosas, este tipo de ocorrência aconselha uma vigilância acrescida sobre os meios logísticos que podem sustentar atividades ilícitas.
Sem antecipar conclusões sobre a natureza concreta da ocorrência, importa recordar que o combate ao crime organizado não se faz apenas através da apreensão de estupefacientes ou da detenção de traficantes. Faz-se também pela identificação das estruturas financeiras, dos circuitos de abastecimento, dos meios de transporte e das redes de apoio que permitem a continuidade das operações criminosas.
A prevenção e a investigação têm de caminhar em conjunto. A proteção civil constitui outra dimensão fundamental da segurança nacional. A detenção de mais de 250 pessoas por crimes relacionados com incêndios, ao longo do ano, evidencia a relevância da intervenção das autoridades, mas também a persistência de comportamentos que colocam em perigo vidas humanas, habitações e património ambiental.
Os incêndios registados em diferentes regiões do país, incluindo Gavião, Vagos e Santa Maria da Feira, demonstram que o risco não desaparece com o fim do verão. A prevenção exige continuidade, fiscalização e capacidade de resposta durante todo o ano.
A agressão a bombeiros durante um transporte urgente de um doente para Leiria constitui, por sua vez, um sinal particularmente preocupante. Quem intervém para salvar vidas não pode ficar exposto à violência como se esta constituísse um risco normal da profissão.
Também os acidentes com tratores, as mortes em contexto laboral e os acidentes em zonas costeiras recordam que a segurança quotidiana depende, em larga medida, de uma cultura de prevenção ainda insuficientemente consolidada. Não basta contabilizar vítimas depois da tragédia. É necessário identificar riscos, corrigir comportamentos e fiscalizar o cumprimento das regras.
Na saúde pública, os cinco casos de sarampo registados em Lisboa e Vale do Tejo e a identificação, em França, de um caso humano de infeção pelo vírus Shamonda reforçam a importância da vigilância epidemiológica. O surgimento de agentes infeciosos pouco conhecidos não justifica alarmismo, mas exige acompanhamento científico, sistemas de alerta e capacidade laboratorial.
A cooperação anunciada entre a Ordem dos Médicos e a Procuradoria-Geral da República para combater a fraude e o chamado charlatanismo digital acrescenta outra preocupação: a utilização das tecnologias para explorar a vulnerabilidade de pessoas que procuram respostas para problemas de saúde.
A desinformação médica não é apenas uma questão de comunicação. Pode transformar-se num risco concreto para a integridade física, para a saúde pública e para a confiança nas instituições.
No plano internacional, a guerra na Ucrânia continua a demonstrar que os conflitos contemporâneos ultrapassaram definitivamente os modelos tradicionais de confronto militar.
Os ataques russos, com novas vítimas civis, e a continuidade das operações militares apesar das perspetivas de negociação revelam a distância entre a diplomacia e a realidade do campo de batalha. As declarações políticas sobre a proximidade da paz devem, por isso, ser confrontadas com os acontecimentos e com as condições concretas de uma eventual solução.
Mais reveladoras são as notícias sobre as restrições ao funcionamento da rede Starlink utilizada pelas forças ucranianas. A dependência de sistemas comerciais de comunicação por satélite evidencia uma das vulnerabilidades centrais da guerra moderna: a capacidade operacional de um exército pode ficar condicionada por decisões tecnológicas exteriores à sua estrutura de comando.
A guerra contemporânea combina artilharia, blindados e infantaria com drones, sistemas robóticos, inteligência artificial, guerra eletrónica, ciberataques e operações de informação. As comunicações, os dados e as infraestruturas digitais transformaram-se em elementos essenciais do poder militar.
Consequentemente, a soberania deixou de depender apenas do controlo territorial. Depende também do acesso autónomo a tecnologias críticas, da proteção das redes de comunicações e da capacidade de manter operações quando sistemas essenciais falham.
Esta realidade ganha particular relevância perante as notícias sobre o desligamento preventivo de sistemas informáticos, também em Portugal, por motivos de cibersegurança. A interrupção de serviços vulneráveis pode constituir uma medida prudente de contenção, mas expõe simultaneamente a crescente dependência digital das administrações públicas e das organizações privadas.
A cibersegurança tem, assim, de deixar de ser encarada como uma especialidade exclusivamente informática. É uma componente estrutural da segurança nacional, da continuidade dos serviços essenciais e da resiliência económica.
No domínio da defesa, as declarações do ministro Nuno Melo sobre a intenção de iniciar o Serviço Militar Voluntário em 2027 e as notícias relativas à modernização dos carros de combate Leopard, num investimento que poderá atingir 82 milhões de euros, recolocam em discussão o futuro das Forças Armadas portuguesas.
O reforço das capacidades militares é necessário num contexto europeu marcado pela instabilidade. Contudo, modernizar equipamentos sem assegurar efetivos qualificados, formação permanente, manutenção e sustentabilidade operacional seria uma resposta incompleta.
A renovação das capacidades de defesa exige uma estratégia integrada, articulada com os compromissos internacionais de Portugal e com uma avaliação realista das ameaças.
O reforço da cooperação militar entre países europeus, exemplificado pela aquisição de mísseis pela Dinamarca, mostra que a segurança coletiva entrou numa fase de maior exigência financeira e operacional. A Europa procura responder a um ambiente estratégico em transformação, mas continua confrontada com dificuldades de coordenação e dependências tecnológicas externas.
Entretanto, a instabilidade no Médio Oriente, com ataques em Gaza e na Arábia Saudita, confirma que os conflitos regionais podem produzir consequências muito para além das fronteiras onde se desenvolvem.
A segurança energética, as rotas comerciais, os transportes internacionais e os movimentos migratórios tornam-se vulneráveis a acontecimentos que, à primeira vista, parecem distantes da realidade portuguesa.
A competição estratégica entre os Estados Unidos e a China, incluindo a dimensão económica e tecnológica da espionagem, reforça esta tendência. O poder internacional mede-se cada vez mais pela capacidade de controlar informação, cadeias de abastecimento, infraestruturas críticas e tecnologias emergentes.
Também a anunciada cooperação entre a China e o Djibuti, numa região estratégica para a circulação marítima internacional, evidencia a importância crescente dos espaços marítimos na disputa pela influência global.
Para Portugal, país atlântico, estas transformações não podem ser observadas com indiferença. A posição geográfica nacional, a extensão da área marítima e a dependência das rotas comerciais internacionais exigem uma visão de segurança que integre defesa, vigilância marítima, proteção das infraestruturas críticas e cooperação internacional.
___________________________
- “Ocupação selvagem”: Vital Moreira considera acampadas ilegais e defende intervenção policial. In SIC
- A União Europeia não tem uma estratégia. In Observador
- Acampada de Lisboa diz que PSP permite que se volte a dormir ao relento no Rossio. In DN
- Ações da PSP durante acampadas “foram ilegais”, diz advogado Manuel Magalhães e Silva. In SIC
- ACT investiga morte de trabalhadora em tear de fábrica de tendas. In CM
- Ameaçou companheira com arma de fogo e ficou em prisão preventiva. In JN
- Americanos chamam Portugal à construção do F-35. In CM
- Apagão da Starlink cega tropas ucranianas e pressiona Kiev a negociar trégua com Moscovo. In Público
- Ataques russos fizeram sete mortos e 22 feridos na Ucrânia. In DN
- Bombeiros agredidos durante transporte urgente de doente para Leiria. In SIC
- Cadastrado tinha mais de sete mil fotos e vídeos de abusos sexuais de crianças. In JN
- Carro com duas mulheres e duas crianças cai numa ravina com mais de 20 metros em Gondomar. In Sol
- China e Djibuti reforçam cooperação em segurança. In Observador
- Cibersegurança. Sistemas em Portugal também estão a ser desligados. In Expresso
- Cinco casos de sarampo foram registados em Lisboa e Vale do Tejo desde 6 de outubro. In Expresso
- Condutor foge de acidente com moto mas deixa matrícula no asfalto. In CM
- Detida pela PJ mulher com mandado de detenção internacional para cumprir pena de prisão. In CM
- Dinamarca formaliza compra de mísseis a fabricantes dos EUA e da Noruega. In JN
- Dois esfaqueados em restaurante de ‘fast food’ na Portela. In CM
- Dois mortos e oito feridos em ataque ao aeroporto de Dammam, cidade petrolífera da Arábia Saudita. In Público
- Dominado fogo no concelho de Gavião. In CM
- Espanha e Itália acabam com controlos fronteiriços após crise em Ceuta. In JN
- Estrangeiro linchado na cidade sul-africana de Durban. In JN
- Estudante de 22 anos detido por incendiar alojamento local em Gaia. In JN
- EUA ordena a pessoal de embaixada e famílias que deixem a Arábia Saudita. In JN
- Ex-presidente de sindicato da PSP obrigado a devolver 177 mil euros. In CM
- Exército poderá investir 82 milhões em carros de combate . In Observador
- Forte sismo de magnitude 7 atinge o Tibete. In Expresso
- Fragata ‘Trishul’ esteve em Lisboa para mostrar face mais moderna da Marinha Indiana. In DN
- França. Primeiro caso do vírus Shamonda detetado em seres humanos levou à morte de um homem imunocomprometido. In DN
- Furto, condução com álcool e burla levam três homens à prisão. In CM
- GNR encontrou oito homens e apreendeu bote e combustíveis em Olhão. In JN
- Guerra e interdependência armada no século XXI. In Público
- Guterres alerta para o “El Niño da guerra” e para as consequências globais dos conflitos. In Sol
- Homem de 53 anos morre em despiste de trator em Santarém. In CM
- Homem de 72 anos morre em capotamento de trator em Mêda. In CM
- Homem detido por tentar matar antigo familiar com tiro de caçadeira em Viseu. In JN
- Homem sai à rua ensanguentado e de faca na mão depois de atacar Selma. In JN
- Idoso detido por atear fogo florestal em Carrazeda de Ansiães. In JN
- Incêndio destrói casa em Vagos e deixa duas pessoas desalojadas. In CM
- Incêndio em armazém de fábrica em Santa Maria da Feira. In CM
- Incêndio em armazém de fábrica em Santa Maria da Feira. In SIC
- Índia lança medidas anuais de combate à poluição atmosférica. In Observador
- Já não é apenas uma preocupação de verão: Especialista explica os riscos e os cuidados a ter com mosquitos e carraças. In Sol
- Jovem de 18 anos baleado a partir de carro em andamento. In Sol
- Jovem de 21 anos baleado por quatro suspeitos na Amadora. In JN
- Juiz militar votou pela absolvição dos marinheiros do NRP Mondego. In CM
- Kiev e Moscovo trocam ataques após promessa de novas negociações. In DN
- Macron anuncia restrições às manifestações em França e convoca Conselho de Defesa. In DN
- Mais de 250 pessoas detidas este ano por crime de incêndio. In DN
- Nuno Melo: “Gostava que o Serviço Militar Voluntário pudesse arrancar já em 2027”. In Expresso
- Ocultar o rosto é ilegal desde setembro, mas PSP não identificou manifestantes de cara tapada. In SIC
- Pai e filho condenados por assaltos violentos a idosos em Aveiro e Coimbra. In CM
- Para combater fraude e “charlatanismo digital”, médicos e PGR assinam protocolo. In Público
- Pelo menos três mortos em ataques israelitas em Gaza, incluindo uma menor. In JN
- Pentágono prepara programa de espionagem para travar guerra económica contra a China. In DN
- Percevejos infestam alojamentos da Escola Prática da PSP em Torres Novas. In CM
- PSP apreende catana, espada e armas proibidas em Torres Vedras. In JN
- PSP apreendeu 500 doses de haxixe e 43 mil euros a suspeito de agredir companheira. In JN
- PSP ordena desmontagem das tendas instaladas às 7h00 no Rossio. In DN
- PSP resgata menor encontrada em local de tráfico de droga em Lisboa. In CM
- Pyongyang instala altifalantes de propaganda contra a Coreia do Sul na fronteira. In JN
- Queda de dez metros de uma falésia deixa turista britânico gravemente ferido em Aljezur. In Sol
- Três arguidos acusados de fraude em duas juntas em Marvão. In Observador
- Tribunal admite intimação para “proteção de direitos, liberdades e garantias” de Acampada de Lisboa. In DN
- Trump e Putin vão voltar a unir-se contra Zelensky? — Debate. In Observador
- Trump insiste que fim da guerra nunca esteve “tão próximo”. In JN
- Universidade de Portalegre abre inquérito a assédio sexual. In Observador
- Vai buscar irmã à escola e leva tiro na perna. In CM
_________________________
J.M.Ferreira

Discussão
Ainda sem comentários.