está a ler...
Ambiente, Catástrofes, Ciências Forenses, Cibersegurança, Defesa, droga, Espaço, Forças Armadas, forças de segurança, geopolítica, informações, Inteligência Artificial, Investigação Criminal, Justiça, Proteção Civil, Relações Internacionais, Saúde, Segurança

Press Center 17-08-2026

17-08-2026

Em Portugal, os incêndios voltaram a ocupar o centro das atenções. Mais de 950 bombeiros combateram quatro fogos no Norte, com Torre de Moncorvo a concentrar a maior operação. Em Valongo, quatro pessoas ficaram feridas, incluindo dois bombeiros, um deles com gravidade, enquanto habitações estiveram ameaçadas. Ponte de Lima, Boticas e Leiria mobilizaram também numerosos meios terrestres e aéreos. Perante o agravamento do risco, a Proteção Civil reforçou os apelos à prevenção.

A repetição destes episódios, em Portugal e noutros países europeus, mostra que os incêndios já não podem ser tratados apenas como acontecimentos sazonais. França, Bélgica e Grécia enfrentam igualmente fogos de grande dimensão, com mortos, milhares de hectares destruídos e centenas de deslocados. A emergência climática está a transformar os incêndios numa ameaça estrutural à segurança das populações, à economia e ao território.

Também nas estradas persistem sinais preocupantes. Um acidente em Vila Flor provocou dois mortos e quatro feridos; um despiste em Castelo Branco matou um jovem e deixou cinco pessoas em estado grave; em Vendas Novas, o condutor de um camião betoneira morreu após se despistar. A campanha “Taxa Zero ao Volante”, dirigida à condução sob o efeito do álcool, é por isso oportuna. A decisão de a PSP deixar de divulgar previamente a localização dos radares móveis procura igualmente recuperar o efeito dissuasor da fiscalização. O objetivo não deve ser surpreender condutores, mas impedir comportamentos que continuam a matar.

No plano criminal, sobressaem vários casos de violência doméstica e intrafamiliar. Um homem foi detido em Sintra apesar de estar sujeito a pena suspensa; outro terá agredido a companheira perante os filhos; e um suspeito possuía uma pistola, uma espingarda e uma catana. Particularmente perturbador é o caso do jovem que matou a mãe depois de ter tentado denunciar ameaças de morte. A PSP deslocara-se cinco vezes à residência, a primeira há mais de um ano. Sem antecipar conclusões, impõe-se esclarecer se houve falhas na avaliação do risco, na articulação entre entidades ou na proteção de uma família já sinalizada.

Estes acontecimentos ajudam a enquadrar o debate sobre o eventual aumento da criminalidade em Portugal. A discussão exige estatísticas consolidadas, comparações temporais e análise territorial, não apenas perceções ou casos mediáticos. Mas combater o alarmismo não pode significar desvalorizar sinais concretos: armas de fogo apreendidas em operações policiais, tiroteios, cobranças violentas praticadas por falsos advogados, tráfico de droga, tentativa de rapto de uma criança e sucessivos episódios de violência doméstica.

A segurança não se mede apenas pelo número de pessoas encarceradas. A advertência de que colocar mais indivíduos na prisão não torna automaticamente as sociedades mais seguras merece reflexão. As penas são indispensáveis, mas a redução da criminalidade depende igualmente de prevenção, investigação competente, reinserção, proteção das vítimas e intervenção precoce sobre fatores de risco. Uma política criminal reduzida ao endurecimento penal pode produzir uma sensação imediata de resposta sem resolver as causas da violência ou diminuir a reincidência.

Além-fronteiras, a instabilidade continua a alastrar. A Ucrânia realizou o seu maior ataque aéreo contra território russo, visando infraestruturas ligadas à produção de drones, enquanto um ataque em Belgorod provocou seis mortos. No Médio Oriente, terminaram sem acordo os 60 dias concedidos ao Irão, que ameaça os Estados Unidos com “surpresas estratégicas”. A retórica de confronto intensifica-se, ao mesmo tempo que a violência na Cisjordânia aumenta e declarações de responsáveis israelitas sobre a morte indiscriminada de palestinianos agravam a desumanização do conflito.

Em África, a ONU alerta para o reforço e a expansão da insurgência em Cabo Delgado, enquanto um ataque durante uma oração islâmica matou pelo menos 28 pessoas na Nigéria. Na República Democrática do Congo, o atual surto de ébola tornou-se o mais letal alguma vez registado no país. Na Colômbia, prossegue a remoção dos escombros do sismo que causou 294 mortos. São crises diferentes, mas todas demonstram como a fragilidade institucional, a pobreza e a falta de capacidade preventiva multiplicam as consequências de cada ameaça.

_____________________________

_____________________

J.M.Ferreira

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

WOOK