está a ler...
Ambiente, Catástrofes, Ciências Forenses, Cibersegurança, Defesa, droga, Espaço, Forças Armadas, forças de segurança, geopolítica, informações, Inteligência Artificial, Investigação Criminal, Justiça, Proteção Civil, Relações Internacionais, Saúde, Segurança

Press Center 18-08-2026

18-08-2026

Por cá, os incêndios voltaram a ocupar o centro das atenções. Quase 1500 bombeiros combateram as chamas no Norte, enquanto Arouca, Arcos de Valdevez, Santo Tirso e Torre de Moncorvo enfrentavam frentes ativas, reacendimentos e alterações imprevisíveis do vento. Aldeias permaneceram ameaçadas, populações passaram a noite em alerta e multiplicaram-se os prejuízos agrícolas. O testemunho de quem perdeu em minutos aquilo que construiu durante uma vida resume, com particular crueza, a dimensão humana destas tragédias.

Embora a área ardida seja quatro vezes inferior à registada em 2025, o aumento do número de fogos impede leituras excessivamente otimistas. Mais de 200 pessoas foram detidas este ano por suspeita de crimes relacionados com incêndios florestais e as queimas e queimadas representam mais de um terço das ignições cuja causa foi apurada. Estes dados confirmam que o problema não se resolve apenas chegando mais cedo e com mais meios. Exige prevenção, gestão florestal, fiscalização, responsabilização e transformação estrutural do território. A crise ultrapassa, aliás, as fronteiras nacionais: Bélgica e Grécia enfrentam incêndios devastadores e a Comissão Europeia prepara uma nova estratégia perante um verão marcado por calor extremo, secas e fogos.

A segurança interna também voltou a alimentar o debate público. Os episódios de violência contra turistas e seguranças na noite do Porto, os tiroteios e furtos que geram medo na Amadora e os crimes registados em Lisboa reacenderam a discussão sobre policiamento e sentimento de insegurança. Casos de violência doméstica, roubos a postos de combustível e farmácias, armas de guerra encontradas pela GNR numa viatura e uma emboscada com arma artesanal impedida pela PSP revelam realidades distintas, mas que não devem ser banalizadas.

Portugal continua globalmente a ser um país seguro, mas essa constatação não pode transformar-se num argumento para desvalorizar sinais de degradação em determinados locais. Entre o alarmismo que apresenta cada ocorrência como prova de um colapso nacional e o discurso que reduz todos os receios a uma simples perceção existe um espaço de análise séria. Mais presença policial pode reforçar a prevenção e a confiança dos cidadãos, mas não substitui investigação criminal, justiça eficaz, intervenção social e políticas urbanas dirigidas aos territórios mais vulneráveis.

O homicídio de Algés, envolvendo um jovem suspeito de matar a própria mãe, levanta questões ainda mais profundas. A perícia à personalidade poderá ajudar a compreender o sucedido, mas não apaga a interrogação essencial: que sinais existiam e o que foi feito para proteger e acompanhar as crianças envolvidas? Casos extremos não devem servir para condenações precipitadas, mas obrigam a avaliar a capacidade de articulação entre tribunais, escolas, serviços de saúde, comissões de proteção e segurança social.

Também o sistema prisional voltou a revelar fragilidades. Dois dos detidos na operação “Tranca Segura”, relacionada com o tráfico de droga para várias cadeias, ficaram em prisão preventiva. Em Vale de Judeus, duas mortes de reclusos em poucos dias exigem esclarecimento rigoroso. As prisões não podem tornar-se espaços onde o tráfico se reorganiza, a vigilância falha e a proteção da vida depende do acaso.

Fora de portas, a segurança permanece submetida a uma forte escalada tecnológica e militar. Centenas de drones foram lançados contra Moscovo numa só noite, a Rússia ameaçou o Reino Unido pelo apoio prestado à Ucrânia e Londres reafirmou o seu compromisso com Kiev. A Alemanha inaugurou um centro tecnológico dedicado a drones, a Dinamarca reforçou a presença militar na Gronelândia e Taiwan deteve um empresário suspeito de tentar fornecer equipamento com componentes chineses às suas forças armadas. Os drones deixaram de ser um instrumento complementar: estão a transformar a guerra, a defesa das infraestruturas e o próprio equilíbrio estratégico.

Do Médio Oriente à Ásia, os focos de instabilidade continuam a multiplicar-se. Israel atacou uma base aérea na Síria, numa ação considerada pelos Estados Unidos uma “escalada desnecessária”; os Huthis atingiram uma refinaria da Aramco; os Emirados alertaram a população para uma ameaça de mísseis; e a situação no Irão permanece volátil. Em paralelo, a epidemia de Ébola no Congo continua longe de estar controlada, enquanto sismos, inundações e outros fenómenos extremos provocam milhares de mortos e deslocados.
_____________________

____________________

J.M.Ferreira

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

WOOK