está a ler...
Ambiente, Catástrofes, Ciências Forenses, Cibersegurança, Defesa, droga, Espaço, Forças Armadas, forças de segurança, geopolítica, informações, Inteligência Artificial, Investigação Criminal, Justiça, Proteção Civil, Relações Internacionais, Saúde, Segurança

Press Center 28-09-2026

28-09-2026

No Algarve, a GNR deteve seis pessoas e apreendeu quatro mil litros de combustível em Albufeira. Não é apenas uma apreensão de combustível. É mais um indício da estrutura logística que acompanha as embarcações de alta velocidade utilizadas nas rotas do narcotráfico e que vem transformando parte da costa Sul numa área especialmente sensível para as autoridades.

No Aeroporto de Lisboa, um homem de 78 anos foi detido com cocaína suficiente, segundo as notícias reunidas, para mais de 67 mil doses. Noutro processo, um antigo oficial dominicano terá criado uma empresa em Águeda para importar droga. São casos distintos, mas reveladores de uma realidade comum: o narcotráfico não depende de um único perfil, rota ou método. Utiliza empresas, aeroportos, estradas, portos e apoio logístico em terra.

Também a criminalidade patrimonial mostra sinais de sofisticação. A Polícia Judiciária identificou os alegados membros do chamado “Gang do Rolex”, tendo sido emitidos mandados de detenção internacionais. Ao mesmo tempo, surgem esquemas de branqueamento associados a CEO Fraud, burlas contra idosos e falsos motoristas de TVDE. Mudam os instrumentos, mas permanece a mesma lógica: encontrar uma vulnerabilidade e explorá-la antes que a vítima perceba o que está a acontecer.

Mais perturbadora é a violência que permanece dentro de casa. Uma mulher terá sido amarrada durante 24 horas para entregar códigos do telemóvel; outro homem foi detido por suspeitas de agredir a mãe durante uma década; surgiram ainda novos casos envolvendo abuso sexual de crianças. São crimes diferentes, mas recordam uma evidência incómoda: nem todas as ameaças chegam da rua. Algumas vivem durante anos atrás de uma porta fechada.

Entretanto, quem é chamado a intervir enfrenta também riscos crescentes. Um suspeito de violência doméstica terá tentado atropelar militares da GNR na Costa da Caparica; noutro episódio, um homem em fuga esteve igualmente envolvido numa tentativa de atropelamento de um agente da PSP. A violência contra quem exerce autoridade pública não pode tornar-se apenas mais uma ocorrência estatística.

É precisamente quando se exige mais das forças de segurança que reaparece a discussão sobre as suas condições profissionais. Estruturas representativas da GNR e da PSP contestaram aquilo que classificam como negociações de “polícias low-cost”, ao mesmo tempo que houve protestos no Porto relacionados com aumentos salariais. Surgiram também notícias sobre eventuais encerramentos de esquadras e dificuldades operacionais no acesso a terminais utilizados para escutas.

Há aqui uma contradição que merece ser discutida sem slogans: queremos forças mais presentes, mais qualificadas e tecnologicamente melhor preparadas, mas essa exigência tem custos humanos, financeiros e organizacionais. Não se pode pedir sofisticação operacional permanente com estruturas permanentemente no limite.

Também na estrada continuam a acumular-se sinais conhecidos. A GNR efetuou 113 detenções durante as Festas da Moita, mais de metade relacionadas com condução sob influência do álcool, enquanto a PSP realizou novas detenções pelo mesmo motivo em Aveiro. No mesmo dia, voltavam a surgir notícias de vítimas mortais em acidentes rodoviários.

É difícil continuar a chamar acidente a tudo aquilo que resulta de comportamentos reiteradamente identificados como perigosos. O álcool, a velocidade, a distração e a irresponsabilidade não são fenómenos desconhecidos. O verdadeiro problema é a persistência com que regressam às estatísticas.

E, enquanto Portugal enfrenta estas ameaças internas, o mapa da segurança alarga-se. Os movimentos russos no Báltico voltam a colocar os cabos submarinos no centro das preocupações europeias, enquanto a guerra na Ucrânia continua a atingir estruturas civis e cidades como Kiev e Odessa. Infraestruturas que durante décadas permaneceram invisíveis ao cidadão comum tornaram-se agora ativos estratégicos cuja sabotagem pode afetar comunicações, energia e economia a milhares de quilómetros do local do ataque.

___________________________

__________________________

J.M.Ferreira

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

WOOK