11-01-2026
O Press Center revela-nos um conjunto de fortes tensões geopolíticas, crises humanitárias persistentes e problemas estruturais nos serviços públicos, a par de um fluxo constante de criminalidade e acontecimentos trágicos.
No plano internacional, a instabilidade na Venezuela continua a dominar as atenções. As primeiras declarações de Nicolás Maduro a partir da prisão, a manutenção de centenas de presos políticos e os alertas dos Estados Unidos para que os seus cidadãos abandonem o país revelam um cenário de colapso do regime e de erosão da soberania. Cuba surge igualmente no centro do confronto com Donald Trump, assumindo um discurso de resistência face à pressão norte-americana. Paralelamente, o Irão vive uma escalada repressiva grave, com centenas de mortos em protestos, ameaças de retaliação contra EUA e Israel e manifestações de solidariedade internacional, incluindo em Lisboa.
A segurança internacional está também em foco no Ártico. A Gronelândia tornou-se peça central da disputa estratégica, com propostas de reforço militar da NATO, alertas de diplomatas europeus e análises sobre a ambição de Trump que poderá pôr em causa a coesão da Aliança Atlântica. O degelo e a corrida a novos recursos intensificam este novo realismo geopolítico.
No Médio Oriente, a situação humanitária em Gaza agrava-se, com vítimas de ataques israelitas e bebés a morrer de frio, enquanto Israel alarga ações militares ao Líbano. Na Ucrânia, um ataque com drones na Rússia voltou a evidenciar a normalização da guerra assimétrica.
Em Portugal, os problemas do Serviço Nacional de Saúde continuam no centro do debate. Longos tempos de espera nas urgências, falta de recursos humanos, ambulâncias paradas e casos polémicos envolvendo doentes reforçam a perceção de fragilidade estrutural. Ao mesmo tempo, Bruxelas aprova um plano de financiamento para reforço da Defesa, sinalizando novas prioridades estratégicas.
A crónica policial permanece pesada, com múltiplos casos de violência doméstica, homicídios, incêndios mortais, crimes informáticos e detenções por agressão ou posse de armas. Destacam-se ainda investigações judiciais e polémicas envolvendo magistrados e Forças de Segurança, bem como escândalos que atingem as Forças Armadas alemãs.
Entre protestos nos Estados Unidos contra a política migratória, escassez tecnológica que encarece produtos e tragédias como avalanches em França, o retrato da atualidade revela um mundo em transição, marcado por instabilidade política, tensão social e desafios profundos à governação, à segurança e aos direitos humanos.
________________________________
- “Estamos bem. Somos lutadores”, as primeiras declarações de Nicolas Maduro na cadeia. In Expresso
- A anarquia do poder internacional e a transição para a ordem. In Observador
- Acusações de nazismo, assédio sexual e consumo de droga abalam Forças Armadas alemãs. In Público
- Advogados de Valente afirmam que grávida da Murtosa pode estar viva. In JN
- Agressor em fuga da Bélgica preso pela GNR no Bombarral. In CM
- Agressor proibido de se aproximar da companheira viola restrição e volta a ser preso. In CM
- Alemanha propõe missão conjunta da NATO na Gronelândia. In Observador
- Ambição de Trump pela Gronelândia ameaça destruir a NATO. In JN
- APROSOC atribui tempos de espera nas emergências à falta de recursos humanos e não de macas. In SIC
- Ataque com drones mata mulher na cidade russa de Voronezh. In JN
- Ataques israelitas matam três pessoas e inverno intenso tira a vida a quatro bebés em Gaza. In Expresso
- Averiguações sobre doente no chão da urgência da ULS Coimbra começam na segunda-feira. In Público
- Bruxelas aprova quarta-feira o plano português para empréstimos de 5,8 mil milhões de euros na Defesa. In DN
- China não segurou Maduro, mas pode tirar notas para Taiwan. In Observador
- Corrida ao Ártico: degelo expõe recursos e rotas e reacende disputa pela Gronelândia. In JN
- Cuba responde a Trump: presidente diz estar pronto “para defender a pátria até à última gota de sangue”. In Expresso
- Cuba responde a Trump que “ninguém” lhe diz o que fazer. In JN
- Dezenas de milhares protestam nos EUA pela “abolição do ICE”. In Público
- Dois esquiadores mortos em avalanches em França. In JN
- Embaixador da Dinamarca diz que futuro da Europa e da NATO estão em causa com ameaças à Gronelândia. In DN
- Escassez de chips de memória torna tecnologia mais cara. In Observador
- Estados Unidos pedem a cidadãos nacionais para deixarem Venezuela por causa de milícias armadas. In Público
- Estados Unidos recomendam aos cidadãos que não viajem para a Venezuela. In Público
- Fábrica de pranchas de surf arde em São Brás de Alportel. In CM
- Família de doente oncológica acusa Hospital de Coimbra de mentir ao negar falta de macas. In SIC
- Gronelândia: o novo realismo da segurança internacional. In Observador
- Hacker expõe 37 portugueses inscritos no ‘Tinder nazi’. In CM
- Homem de 70 anos morre em incêndio em Mirandela. In Observador
- Homem detido por levar um punhal e um bastão extensível em Almada. In JN
- Homem morre e outro fica ferido em despiste automóvel no concelho de Ponte de Sor. In DN
- Homem que matou prima de 78 anos em Barcelos morre na cadeia de Braga. In JN
- Idoso agride dois bombeiros com muleta em acidente. In CM
- Idoso morre carbonizado na casa onde morava em Mirandela. In CM
- Incêndio em Montalegre consome casa de idoso de 98 anos. In SIC
- Irão ameaça retaliar contra EUA e Israel em caso de ataque norte-americano. In Expresso
- Irão diz que vai retaliar contra EUA e Israel se ameaça de ataque de Trump se concretizar. In DN
- Israel volta a atacar Líbano. In Observador
- Jovem hacker português lucra 654 mil euros na venda de dados bancários furtados. In JN
- Juíza que libertou bombeiro agressor da Madeira deixou violador à solta. In CM
- Maduro cai, a soberania também. In Observador
- Mais de 500 mortos nas manifestações no Irão, segundo uma organização de direitos humanos. In Expresso
- Marido que infernizou vida de família durante 15 anos julgado por violência doméstica. In JN
- Medidas que vão além do salário. In CNN
- Milhares voltam às ruas nos EUA contra a política migratória. In Observador
- Milícias curdo-árabes retiram-se de Alepo e Governo sírio retoma controlo da cidade. In Público
- Morreu a menina de 11 anos que ficou gravemente ferida num incêndio em Santo Aleixo. In CM
- Na Venezuela, polícia morre sob custódia enquanto mais de 800 presos políticos permanecem detidos. In Público
- O açúcar negro da Venezuela. In Público
- Oficial de justiça julgado por dizer que magistradas eram lésbicas. In JN
- O Irão e o Ocidente. In Observador
- ONG diz que Governo da Venezuela libertou pelo menos 17 presos políticos. In JN
- Países europeus estudam reforço militar da NATO na Gronelândia para garantir segurança no Ártico. In Expresso
- Predador de menores em fuga detido pela PSP em Carnide. In CM
- Procurador de Beja recorre de condenação por perseguição a colega. In JN
- Proteção Civil abre processo ao reforço de ambulâncias. Líder da Liga dos Bombeiros lamenta falta de diálogo. In DN
- Protesto contra regime iraniano em Lisboa junta cerca de uma centena de pessoas. In DN
- Protestos nos EUA contra morte de mulher pelo ICE. Congressistas democratas exigem “resposta forte”. In DN
- PSP impede entrada de adeptos com pirotecnia e álcool na Final Four da Taça da Liga. In JN
- PSP trava embarque com passaportes falsos no Aeroporto de Lisboa. In JN
- Quem poderá assumir o poder no Irão se o regime dos ‘ayatollahs’ cair?. In DN
- Referendo, compra ou invasão: as alternativas de Trump para conquistar a Gronelândia. In JN
- Reino Unido debate com aliados da NATO reforço da segurança no Ártico. In Expresso
- Repressão a manifestantes do Irão já fez pelo menos 538 mortos. In JN
- Repressão a protestos no Irão agrava-se e põe Israel em estado de alerta. In Público
- Subiu para quatro o número de bebés a morrer de frio em Gaza. In Público
- Suspeito de assaltar residência detido em Porto de Mós com uma viatura furtada. In JN
- Três pessoas desalojadas após incêndio habitacional em Almada. In CM
- Trump analisa terça-feira as opções para atacar o Irão. Protestos continuam e já causaram 538 mortos. In DN
- Trump pressiona Cuba a aceitar acordo antes que fique sem petróleo e dinheiro da Venezuela. In DN
- Um dia depois, as seis ambulâncias de emergência médica do Algarve (continuam) paradas por falta de meios. In SIC
- Um morto e um ferido em despiste em Ponte de Sor
- Urgências hospitalares: Mais de 420 doentes aguardam primeira observação, Amadora e Santa Maria lideram tempos de espera. In Expresso
__________________________________
J.M.Ferreira

Discussão
Ainda sem comentários.